segunda-feira, 24 de outubro de 2016

marketing n advocacia

SETE SEMANAS PARA O SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO -
ETAPAS BÁSICAS PARA IMPLANTAÇÃO DO MARKETING
JURÍDICO
Ari Lima
autoresponder “É possível implantar um plano prático e funcional de marketing jurídico com
ótimas chances de sucesso em apenas sete semanas”.
O mercado da advocacia apresenta-se como um dos mais promissores
atualmente. Grandes escritórios, nos últimos anos, experimentam um
crescimento nunca visto em sua historia, assim com as grandes corporações
estão ampliando a estrutura de seus departamentos jurídicos e valorizando
como nunca os profissionais da área. Está aberta uma nova fase de
prosperidade no setor, desde que os novos profissionais quebrem os
paradigmas enraizados no âmbito deste mercado e comecem a profissionalizar
a gestão de seus escritórios e a buscar novas oportunidades de negócios.
Em virtude de os mercados tradicionais estarem saturados pela atuação
dos antigos escritórios, é preciso encontrar diferentes maneiras de atender
necessidades de clientes, e explorar novas fronteiras de mercado. Uma
“guerra” entre bancas não interessa nem aos antigos escritórios e muito menos
aos novos profissionais que chegam ao mercado sem experiência profissional
ou orientação adequada.
É preciso montar uma estratégia competitiva, para disputar a nova
realidade de mercado. No entanto, existe uma limitação para utilização do
marketing pelos advogados, que é o código de ética da Ordem dos Advogados
do Brasil - OAB. Este código impõe alguns limites, mas, com bom senso e
competência, é possível desenvolver um plano de marketing jurídico que possa
alavancar uma carreira profissional e viabilizar novos e antigos escritórios.
Em nosso trabalho de consultoria em escritórios de advocacia, é comum
propormos um plano em sete semanas, como forma de balizar o tempo de
execução e buscar alcançar os primeiros resultados rapidamente.
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Apresentamos a seguir um plano de marketing jurídico que é prático, funcional
e de baixo custo, capaz de promover eficazmente um escritório de advocacia,
de acordo com o código de ética da OAB, e passível de ser implantado por
qualquer profissional.
1ª Etapa – Conhecimento do Mercado
Na primeira semana, procure conhecer-se e conhecer profundamente o
mercado, esclarecendo todas as características que serão fundamentais para
traçar o plano. As principais áreas a serem pesquisadas são:
- Auto-conhecimento – o primeiro passo nesta etapa será o profissional
levantar suas competências, técnicas e comportamentais, bem como a dos
sócios, para que possa, mais tarde, verificar as necessidades de adequação ao
mercadohttp://negociodigital.info/marketing-juridico/
negociodigital.info/marketing-juridico/como-captar-clientes-na-advocacia/
http://negociodigital.info/marketing-juridico/marketing-para-advogados/
http://negociodigital.info/marketing-juridico/marketing-advogado/
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- Conhecer a concorrência – é preciso conhecer melhor os profissionais que
têm uma atuação destacada no mercado, quais são suas principais
competências e sua forma de atuação.
- Descubra as novas oportunidades – o setor jurídico é hoje um dos mercados
que mais apresenta novas demandas e novas necessidades. É preciso estar
atento às tendências e buscar conhecer melhor as áreas que estão emergindo
com a nova realidade de mercados e originando novas formas de atuação
jurídica, como por exemplo, Arbitragem e Conciliação, Terceiro setor, Direito do
Consumidor, Consultoria ao Poder Público Municipal, infra-estrutura, Agronegocios,
Fusão e Aquisições, Mercado de Capitais, Energia, Meio-ambiente,
entre outras.
- Descubra seu cliente ideal – em função das informações obtidas, traçar o
perfil de seu cliente ideal e do melhor foco de mercado a ser explorado.
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